Esse texto é um resumo de tecnol0ogias e historia do Portal. 

 

 

 

Ferramentas em uso:  

 Joomla - Gestor de conteúdo

Chronoforms - Gerenciador de formulários para Joomla - Powered By ChronoForms - ChronoEngine.com

 História e tecnologia

Esse texto é para alguns colegas de Tecnologia da Informação, que podem querer saber detalhes técnicos do Portal. Se você não sabe o que é PHP (linguagem de programação eb) ou CMS (Content Manager System) não creio que seja útil. 

Eu comecei este portal em 2009. Não sei dizer em que data ele podia ser realmente chamado de Portal. Desenvolvi o site em PHP, incluindo um mini gestor de conteúdo. Coletei as informações (85 filmes, 100 grupos e 2500 varas, 5 associações, 200 livros), cadastrei no Google e pus o site no ar.

Terminei 2009 com espantosos 400 visitantes em Dezembro. 

Como reinventar a roda nunca foi uma coisa esperta, sempre pensai em adotar um CMS. em 2011 decidi e escolhi Joomla. Comprei livros, estudei e comecei a refazer o site. Tentei usar exclusivamente extensões prontas, mas não fora suficientes, precisei desenvolver módulos em PHP. Para quem está acostumado a desenvolver proceduralmente, isso não foi fácil. 

Em Setembro de 2012 consegui migrar. Desconhecimento dos mecanismos do Google fizeram os 13 mil visitantes de Agosto caírem para 4 mil em Outubro, mas já estamos voltando. A mudança para Joomla foi mais complicada do que o esperado. 

2013

Para 2013 tenho grandes planos. Compilação de vídeos e noticias, principalmente dos canais de noticias e canais do YouTube. Existe muito material, mas é difícil para os usuários localizarem. Como eu digo no SOBRE, o objetivo do Portal é ser útil. 

Além disso quero colocar anúncios.  Com isso espero, pelo menos, pagar as contas do site. Se sobrar, vai pagar as minhas contas. Com uma média de 8 a 10 mil visitantes mês, se der 100 reais por mês vai ser um ótimo resultado. 

Meus conhecimento técnicos tem deixado a desejar. Ultimamente tenho tido alguns problemas. São dúvidas sobre configuração do Joomla, ChronoForms e agora com o MooTools. 

 2014

O objetivo agora é um site responsivo. Para isso estou migrando para Joomla 3 (3.2), que já possui templates responsivos prontos. Além disso troquei os anuncios do Lomade, que nunca deu um centavo, pelo Adsense, que já me prometeu quinze dólares.