Livros

Cartilhas sobre adoção

O objetivo das cartilhas é orientar.

Algumas são sobre adoção enquanto outras tratam de assuntos mais específicos.

Essa orientação inclui quem pode adotar, quem pode ser adotado, quais são os procedimentos e algumas questões que podem surgir, como a relação com a mãr biológica.


 
  Livros Infantis sobre adoção

Livros para ler com seus filhos.

A maioria desses livros tratam da adoção com uma visão infantil. Ajudam a criança e entender sua história, falar e conversar sobre a construção de sua família. Também ajudam a família a conversar e conviver com aspectos da adoção.


 
Educando e criando crianças

Livros que ajudam você a criar e educar.

Disciplina, estudo, comportamentos desafiadores ou simplesmente chatos, perguntas incovenientes e tudo mais que as crianças fazem e são. Crianças não vêm com manual, adotadas ou biológicas.

Os livros aqui listados não são para crianças adotadas, são para todas as crianças. Trazem recomendações e dicas para ajudar pais e familiares a entender e criar crianças pelas várias fazes do crescimento.


 
  Direito e Legislação

Livros técnicos de direito relacionado a adoção ou abandono.

Estes livros, em sua maioria, não são recomendáveis para pessoas que estão pensando em adoção, devido a seu enfoque excessivamente técnico. Deve-se tomar especial cuidado com mudanças na legislação (como a nova lei de adoção aprovada em 2009) e variações locais de normas relativas adoção.


 
Psicologia

Livros que abordam aspectos psicológicos do processo de adoção, tanto da parte das crianças como das famílias e demais pessoas envolvidas. 


Estes livros, em sua maioria, não são recomendáveis para famílias que estão pensando em adoção, devido a seu enfoque excessivamente técnico.


 
  Sociologia

Livros que abordam a adoção em suas interações dentro da sociedade. 


Estes livros, em sua maioria, não são recomendáveis para famílias que estão pensando em adoção, devido a seu enfoque excessivamente técnico.


 
Depoimentos sobre adoção

Depoimentos pessoais relacionados com adoção.

Embora afirmem retratar casos reais de adoção, recomendamos cautela na leitura desses livros. Muitas vezes casos simples são apresentados de forma exagerada. Outras publicações apresentam mais a visão religiosa ou moral do autor do que a realidade dos fatos.
Portal da Adoção


 
  Romances

Nessa seção você encontra romances que abordam o tema adoção de várias formas.

Recomendamos cautela na leitura desses livros. Num romance o autor tem toda a liberdade de criar de acordo com seus interesses. Casos normais de adoção, em que pessoas adotam crianças e seguem suas vidas normalmente não vendem, por isso não são publicados. Romances não são histórias reais, embora as vezes afirmem ser baseados em fatos verídicos. Muitas publicações são meros instrumentos de propaganda religiosa, política ou da opinião moral do autor.
Portal da Adoção